Monday, September 22, 2014

Sociedade sem escolas, de Ivan Illich (Todos os vídeos)




Ivan Illich argumenta que o sistema escolar é financiado pela ilusão de que a maioria do que a gente aprende é resultado do seu ensino. Ele até admite que o ensino pode contribuir para determinadas espécies de aprendizagem, sob certas circunstâncias.
Mas pra ele, a maioria das pessoas adquire a maior parte de seus conhecimentos fora da escola, precisamente dessa escola que se tornou um espaço de confinamento durante um período grande da vida.
A maior parte da aprendizagem ocorre causalmente. Mesmo a maior parte da aprendizagem intencional não é resultado de uma instrução programada.
As crianças na primeira infância, por exemplo, aprendem no seu próprio ambiente familiar uma das habilidades mais complexas que define o ser humano: a fala.
E todo mundo sabe que, quanto mais os pais se interessam pela educação de seus filhos, e estimulam as crianças com diálogos, com leituras, com brincadeiras, com jogos, com músicas, provocando a curiosidade e a inteligência dos filhos com um vocabulário mais surpreendente e mais diversificado, mais as crianças se desenvolvem.
Palavras-chave: sociedade sem escolas, illich Ivan, ivan illich biografia, resumo da obra sociedade sem escola, desescolarização da sociedade, Escola da vida, Contracultura,
tecnocracia, o que é contracultura, anarquismo, libertário, ensino, pedagogia, educação, ensinar, Paulo Freire, frases de paulo freire, pedagogia da autonomia, pedagogia do oprimido, frases paulo freire, hackschooling

No comments: