Blog do historiador André Azevedo da Fonseca, doutor em História (Unesp). O Blog reúne os artigos que procuram evidenciar o "lado B" da História de Uberaba. Além da discussão política e historiográfica, os escritos trazem à tona sobretudo os personagens marginalizados e os temas banidos da memória oficial de Uberaba.
Showing posts with label Uberaba. Show all posts
Showing posts with label Uberaba. Show all posts
Wednesday, July 02, 2014
O teatro da civilização: elegância e violência na imprensa do interior brasileiro
Essa foi a pesquisa que mais me transformou. O artigo analisa os procedimentos teatrais que as elites agrárias, políticas, econômicas e intelectuais do interior de Minas Gerais encenavam no imaginário local para conquistar distinção social, circunscrever os símbolos de prestígio e legitimar o poder sobre a população. Para isso, a partir da perspectiva crítica dos estudos dos imaginários sociais no campo da comunicação e da história cultural, efetuamos uma análise documental da imprensa de uma cidade mineira de médio porte nos anos 40 (séc. XX). Como resultado, apontamos à relação do imaginário de civilização com o empenho de justificar o uso da violência sobre os habitantes indesejáveis, especialmente mendigos, hansenianos e crianças abandonadas.
O texto havia sido publicado no livro Cultura e sociedade, causos, povo e imaginação, editado pela UFTM em 2010. Mas como ele é muito importante, redigi o trecho das referências teóricas, que são indispensáveis, e publiquei o texto reformulado na Revista Conexão: comunicação e Cultura, da Universidade de Caxias do Sul.
Labels:
História de Uberaba,
Uberaba
Uma história social de Uberaba
A pesquisa em história não pode ser inocente. Não pode ser inofensiva. Não pode ser mera perfumaria. Ou o trabalho é crítico, ou é inútil. Este artigo efetua uma revisão bibliográfica de teses e dissertações recentes que analisaram a História de Uberaba, cidade localizada no Oeste de Minas Gerais. O objetivo é sistematizar os resultados dessas pesquisas para compreender questões como as práticas de violência empregadas pelas elites em nome da
civilização; as contradições do coronelismo na região; os procedimentos de violência simbólica das elites agrárias; as estratégias de coerção social, preconceito e xenofobia empregadas nessa sociedade; assim como as lutas contra-hegemônicas travadas por novos atores do período de renascimento urbano dos anos 1930/40. Com isso, a ideia é oferecer subsídios para pesquisas interessadas em estudar as tensões, as representações e os antagonismos que constituem a história da sociedade de Uberaba, do Oeste de Minas Gerais e da região central do país, sob a ótica da História Cultural e Social
O artigo disponível na íntegra na História Revista, periódico da Universidade Federal de Goiás. Usem e abusem.
Labels:
História de Uberaba,
Uberaba
Sunday, November 20, 2011
Revelação histórico está on-line
O histórico Revelação número 280, de março de 2004, finalmente está on-line.
Nesse jornal, cujo título de capa é "Antigamente foi ontem", decidi fazer uma experiência em fotojornalismo. Eu escolhi no Arquivo Público algumas fotografias antigas da cidade. Em seguida, fui nos locais onde as fotos haviam sido originalmente tiradas e cliquei uma novo foto no mesmo ângulo e no mesmo enquadramento da imagem original.
É muito interessante notar as mudanças... e permanências! A experiência é válida também para despertar nos alunos o debate sobre patrimônio histórico e cultural, sobre memória afetiva e sobre os modelos de desenvolvimento da cidade. Por que edificações tão importantes foram demolidas? Em quais aspectos a cidade melhorou ou piorou? O que os governos deveriam ter feito, em termos de planejamento urbano, para deixar a cidade mais interessante, agradável, hospitaleira e favorável à civilidade? O que ainda pode ser feito?
Fica aí a sugestão de exercício para professores!
Nesse jornal, cujo título de capa é "Antigamente foi ontem", decidi fazer uma experiência em fotojornalismo. Eu escolhi no Arquivo Público algumas fotografias antigas da cidade. Em seguida, fui nos locais onde as fotos haviam sido originalmente tiradas e cliquei uma novo foto no mesmo ângulo e no mesmo enquadramento da imagem original.
É muito interessante notar as mudanças... e permanências! A experiência é válida também para despertar nos alunos o debate sobre patrimônio histórico e cultural, sobre memória afetiva e sobre os modelos de desenvolvimento da cidade. Por que edificações tão importantes foram demolidas? Em quais aspectos a cidade melhorou ou piorou? O que os governos deveriam ter feito, em termos de planejamento urbano, para deixar a cidade mais interessante, agradável, hospitaleira e favorável à civilidade? O que ainda pode ser feito?
Fica aí a sugestão de exercício para professores!
Labels:
Fotografia,
História de Uberaba,
Memória,
Patrimônio cultural,
Uberaba
Saturday, November 19, 2011
Jussara, miss Brasil de 1939, visitou Uberaba
Em meados de 1940, Uberaba ficou em polvosora com a visita de Jussara Marquez, a miss Brasil da época. Nascida em Itumbiara (GO), Jussara tornou-se uma celebridade incrivelmente popular. (Há uma cidade chamada Jussara, em Goiânia, batizada em sua homenagem). Está no forno (em fogo brando...) um artigo que pretendo publicar em 2012, analisando toda a simbologia desse alvoroço.
Subscribe to:
Posts (Atom)


