Blog do historiador André Azevedo da Fonseca, doutor em História (Unesp). O Blog reúne os artigos que procuram evidenciar o "lado B" da História de Uberaba. Além da discussão política e historiográfica, os escritos trazem à tona sobretudo os personagens marginalizados e os temas banidos da memória oficial de Uberaba.
Tuesday, September 16, 2014
Que tal uma sociedade sem escolas
Ivan Illich sem dúvida nenhuma foi um dos pensadores mais radicais no campo da Pedagogia. A grande provocação que ele deixou para a humanidade foi o seu livro chamado Sociedade sem Escolas, publicado em 1971. Esse livro aponta problemas muito incômodos sobre a indústria das escolas e sobre as intenções ocultas que sustentam parte do discurso que aparentemente valoriza a educação.
Ivan Illich vai direto ao ponto: para ele, o direito de aprender é simplesmente interrompido pela obrigação de frequentar a escola. Ou seja, toda aquela organização burocrática que sustenta a rotina escolar e principalmente o prolongamento artificial do tempo de escolarização, na verdade, atrapalham a aprendizagem.
Em busca de uma solução para o desastre da escola institucional, ele defendia a criação de uma “teia educacional” capaz de oferecer a todos a oportunidade de transformar cada momento de sua vida num instante de aprendizado, de participação e de cuidado.
O modelo proposto por Ivan Illich é a criação de uma Era de Lazer, em que aprender fosse uma atividade de curiosidade constante e prazerosa que ocorreria em todos os momentos e todos os lugares.
Mas para isso é preciso combater essa economia dominada pelas indústrias de serviço, que parecem preocupadas com educação, mas na verdade só querem prolongar o tempo de consumo de seus serviços.
Palavras-chave: sociedade sem escolas, illich Ivan, ivan illich biografia, resumo da obra sociedade sem escola, desescolarização da sociedade, Escola da vida, Contracultura,
tecnocracia, o que é contracultura, anarquismo, libertário, ensino, pedagogia, educação, ensinar, Paulo Freire, frases de paulo freire, pedagogia da autonomia, pedagogia do oprimido, frases paulo freire, hackschooling, pedagogia tradicional, pedagogo
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment